sexta-feira, setembro 29, 2006
quinta-feira, setembro 28, 2006
"Porcos Não Olham Para o Céu"
É um nome desconcertante. Eu fiquei pensando se este nome veio da experiência do roteirista olhando porcos, ou se foi só uma inspiração de um nome que realmente chama a atenção.
A trilha sonora que acompanha o trailer é do "Deus e o Diabo", um conjunto de rock que atua no circuito "underground" aqui de Porto Alegre, e que toca um som assim, meio "down"... Mas a trilha sonora combina com o trailer, na minha opinião.
E o filme é ambientado em Porto Alegre. Em uma das cenas dá para ver um ônibus e a prédio da antiga faculdade de medicina da UFRGS, na João Pessoa. Eu gosto de filmes, e gosto de Porto Alegre, e gosto de filmes ambientados em Porto Alegre. :)
Assim, aguardemos este filme. Eu sei que um dos grandes problemas que os realizadores têm após concluírem os filmes é a distribuição, isto é, o circuito de salas de exibição. Isto talvez indique que essa espera pode demorar.
Enquanto isso, podemos ver o trailer.
Confira!
http://www.youtube.com/watch?v=tz8neN1Hbuc
Enrolação de Pirata
Fiat Idea - 2
Tempo Feio em Porto Alegre
O Canal do Tempo informava 20º C às 15 h 50 min.
"Chinês da Rua da Praia"
Revelação Fotográfica
Fogos de Artifício no Porto de Porto Alegre
.
http://www.youtube.com/watch?v=BwAPvnD5RmA
Dia Quente em Porto Alegre
A meteorologia prevê chuva para esta madrugada, e queda da temperatura.
A Missão Falhou...
Hoje, quando eu saía de uma consulta médica, na avenida Protásio Alves, próximo à esquina da rua Barão do Amazonas, no sentido bairro-centro, havia uma moto caída, e um motoqueiro deitado no asfalto, bem próximo a uma parada de ônibus que existe ali. Um automóvel Fiat Uno parado com pisca-alerta ligado, da frota da prefeitura de Porto Alegre, denunciava que ele havia sido alvo da batida da moto, suponho.
Cena desagradável. Trânsito prejudicado.
Tambores da Guerra: Frota Americana é Enviada ao Golfo Pérsico
A notícia dá conta ainda que um deputado democrata afirma que há rumores de um ataque ao Irã antes de 7 de novembro. Já um ex-secretário da Marinha no governo Reagan afirma que a movimentação da esquadra não quer dizer necessariamente que haja um ataque em vista, pois há uma guerra na região, e por ali é um caminho para se chegar ao Iraque.
Assim, ficamos na expectativa e no aguardo. Só podemos especular.
Uma das principais usinas nucleares iranianas fica em Isfahan, que fica cerca de 300 km distante do Golfo. É uma distância curta para aviões percorrerem. Além disso, uma frota de guerra também pode lançar os tais mísseis de cruzeiro, os "tomahawk". Na década de 1980, o então presidente Reagan lançou ataque ao território líbio, onde morreu uma filha do ditador Kadafi, e derrubou pelo menos dois caças líbios, a partir de porta-aviões no Mediterrâneo. E na década de 1990, o então presidente Clinton lançou um ataque com os mísseis tomahawk contra o Afeganistão, então dominado pelo Taleban, como represália ao atentados contra embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia.
Nos anos 1980, a Líbia era acusada de patrocinar o terrorismo, e com o ataque norte-americano, se retraiu. Não se sabe qual seria a reação iraniana, a uma tentativa, por parte dos Estados Unidos, de um, digamos, bombardeio estratégico. A Líbia é um país com 5 milhões de habitantes. O Irã possui 68 milhões. Além disso os Estados Unidos tem 150 mil soldados e mais 20 mil mercenários na fronteira oeste do Irã (no Iraque), e mais uns 10 mil na fronteira leste (no Afeganistão), um número desconhecido no Qatar. Todos eles poderiam se transformar em alvos de uma retaliação.
Esperemos que, como disse o ex-secretário da Marinha, seja apenas um deslocamento normal de parte da Marinha norte-americana.
O Tempo Voa!...
.
http://www.youtube.com/watch?v=-T3lOOKrsWI
terça-feira, setembro 26, 2006
Dia de Sol em Porto Alegre
Fiat Idea
Será que estas propagandas estão sendo distribuídas para todo o Brasil, ou só para o Rio Grande do Sul?
Temporada de Carros de Som
Além disso são diversos veículos anunciando o candidato x ou y, do partido z para a assembléia legislativa, ou para a câmara federal.
Ainda o Buraco do PCC
A Polícia Federal frustrou o plano dos criminosos, e eu imaginava que a prefeitura havia fechado o túnel. Não tinha completado o serviço ainda. Hoje caminhões ainda trabalhavam para vedar o tal túnel.
.
.
segunda-feira, setembro 25, 2006
Há Mais Alguma Coisa Errada Por Aí
Estas pessoas afirmam que o Papa pisou em terreno perigoso, lembraram que a Igreja Católica já convocou as Cruzadas, e estas Cruzadas geraram banhos de sangue no oriente. Lembram também que no seio da Igreja surgiu a inquisição, que foi responsável pela morte de centenas de hereges.
Mas esperem aí. As cruzadas foram do século XI ao XV, no máximo. Já são mais de 300 anos que ninguém é queimado por ser herege.
Se o líder supremo da fé católica não puder se manifestar sobre a sua fé, quem poderá? Se a fé da pessoa não tiver conteúdo, e não for significativa, não servirá para nada.
Deixemos o Papa falar!
Há Alguma Coisa Errada Com Algumas Pessoas do Islã
Não é possível que devido à citação do imperador Manuel II Paleólogo, "me mostre apenas o que Maomé trouxe que fosse novo, e você encontrará apenas coisas más e desumanas, tal como seu mandamento de espalhar pela espada a fé que ele pregava", haja motivos para tentativas de queima de igrejas (na Palestina), assassinato de uma freira (na Somália) ou ameaças de ataques terroristas ao Vaticano (por parte de um grupo iraquiano). Se o Islamismo é uma religião de paz, estas reações não têm cabimento. Teriam cabimento se todos os muçulmanos fossem como Mohammed Atta, aquele que foi o principal líder do ataque combinado ao World Trade Center, e ao Pentágono, ou como as pessoas que planejaram os atentados aos trens em Madrid. Mas eu quero crer que não são.
O discurso do Papa cita de passagem o texto de um diálogo, e o ponto do discurso não era este, mas sim como a fé deve ser apreendida de modo racional para que possa ser aceita. E neste contexto, o Papa está mais preocupado com a falta de fé da humanidade, e da Europa em especial nos dias correntes. É um longo texto, em que ele traz todo um histórico da fé cristã, do nascimento aos dias de hoje. E como o Papa é um bom teólogo, o seu discurso deve ter gerado grande prazer naqueles cristãos que o puderam ouvir, e me foi muito bom ler a transcrição.
Não me parece que o Santo Padre tenha chamado cristãos a uma cruzada, como poderia se inferir das reações de alguns líderes muçulmanos. A mim parece apenas que ele chamou os cristãos ao cristianismo.
Não creio que o Papa tenha ofendido, ou tivesse intenção de ofender qualquer muçulmano com seu discurso. Mas certas reações de certos líderes muçulmanos sinalizam para mim um grande senso de intolerância.
O link abaixo, contém um resumo em português do discurso do Papa Bento XVI:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060915_papa_discurso_dg.shtml
Gaúchos e Brasileiros
Nós somos mais gaúchos que brasileiros?
Sim: 81%;
Não: 19%.
O resultado final foi publicado no jornal Zero Hora, de 22 de setembro.
Relembrando o 20 de Setembro
O desfile não foi apenas homenagem à memória Farroupilha, mas a todo o Rio Grande do Sul. Houve carros alegóricos referentes às missões jesuíticas, que na verdade foram um empreendimento da coroa espanhola, e referentes à vinda de açorianos para o Rio Grande. Quando comentei isso com alguém, essa pessoa me falou se isto não estaria virando um outro Carnaval. Mas na verdade foi só uma grande comemoração do nosso passado.
Foi belo!
.
domingo, setembro 24, 2006
Transferência de Preso(s)
Batedores vão abrindo caminho para o comboio.
Aconteceu na sexta-feira, 22/09/2006.
http://www.youtube.com/watch?v=lfx7c6RgUXY
Tempo em Porto Alegre
Já hoje... nublado. Fechado.... E pensar que a primavera está chegando... Entra amanhã.
Revoada de Quero-Queros - 2
Revoada de Quero-Queros
Pela manhã, quando eu saía de casa, pude ver uma revoada de quero-queros. Eles estavam em formação, uns quatro deles, e se dirigiam para o leste, fazendo a algazarra com seu grito característico. Para onde será que iam aqueles bichos?
Curiosidade: Gre-Nal, Esclarecendo
Bem, o começo da história foi um pouco diferente. Não sei se sabes ou se "fizeste uma adaptação baseada em fatos reais".
Um terceiro personagem enviou um e-mail para comemorar o primeiro mês de conquista da Libertadores e pediu para repassar a outros colorados.
A Juana, distraída, passou a um gremista, do qual não tinha a certeza de que era quem queria mandar o "e-mail" (queria o JB Young, e passou ao JB Calço).
A Mérian lembrou-se que a data escolhida (antecipada para um dia antes) coincidia com o aniversário do adversário, o que daria uma bela homenagem.
O resto é o que se seguiu.
Legal!
Bom fim-di.
Mérian
sábado, setembro 23, 2006
Visceral
- No "Voltas em Torno do Umbigo". - Eu respondi.
- Mas o blog sobre política não é o outro?
- Ah sim, mas eu o uso só para política brasileira, pois mexe mais com o nosso dia a dia, gera mais paixões, é mais visceral...
- Ah é. A política brasileira, às vezes, é tão visceral que gera mesmo o produto final das vísceras!...
- ...
Sim, claro. Este comentário final foi verdadeiramente desconcertante.
Como se noticiaria a história de Chapeuzinho Vermelho no Brasil
JORNAL NACIONAL
(Willian Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...". (Fátima Bernardes): ".... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".
FANTÁSTICO
(Glória Maria): "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?."
BRASIL URGENTE
(Datena): "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades ? Cadê as autoridades ?! A menina ia para a casa da avozinha a pé ! Não tem transporte público! Não tem transporte público!Isso é uma piada!! Esses políticos são uns brincalhões !! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Isso é um tapa na cara da sociedade brasileira.Põe na tela !! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."
VEJA
Chapeuzinho exclusivo: "Acho que não foi tão perigoso assim".
CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho
NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama
MARIE-CLAIRE
Na cama com o lobo e a vovó
FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador".
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapéuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.
CAROS AMIGOS
Como o neoliberalismo levou um lobo a uma situação de miserabilidade que o levou a comer Chapeuzinho.
O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapéuzinho seria filiado ao PT
ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS
AGORA
Sangue e tragédia na casa da vovó
CARAS
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte) Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser Devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"
PLAYBOY
(Foto provocativa na capa com Chapeuzinho)
O que só o lobo viu
ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político
G MAGAZINE
(Ensaio fotográfico com lenhador)
Lenhador mostra o machado!!!
quinta-feira, setembro 21, 2006
Dia Nublado em Porto Alegre
Mas a temperatura estava agradável.
Aquele relógio-termômetro da esquina da Caldas Júnior com a Sete de Setembro, de que eu sempre falo, marcava 17º C às 15 h. O que deve siginificar que a temperatura real deveria estar em cerca de 20º C.
quarta-feira, setembro 20, 2006
terça-feira, setembro 19, 2006
Gre-Nal
Diz o senso comum, que em Porto Alegre, se você não for gremista, será colorado, muito embora existam algumas pessoas que digam que torcem para o Cruzeiro de Porto Alegre, e muita gente diga que simpatiza com o Esporte Clube São José.
Acontece que pelo menos uma das pessoas para quem a Jú enviou a mensagem detalhando o seu plano era gremista, e ela não sabia. Este gremista divulgou para outros gremistas o plano colorado, e os gremistas resolveram montar um contra-ataque.
- Não! Não! - Disse-me Mérian, que tem este nome diferente, meio entre a mãe de Jesus, a irmã de Moisés e a namorada de Robin Hood. - Na verdade os gremistas já estavam mordidos devido àquela manifestação espontânea dos colorados no dia 17 de agosto...
- É?
No dia 17 de agosto de 2006, dia seguinte à conquista da Taça Libertadores da América por parte do Internacional, o departamento de desenvolvimento de sistemas daquela empresa amanheceu mais rubro do que de costume. Mas põe mais rubro em cima disso. Quem quer que fosse o mais discretamente colorado possível resolveu tirar a camisa vermelha do armário e desfilar com ela pela empresa. O que deve ter causado desgosto e tristeza por parte dos gremistas. Era mais um monopólio que eles perdiam... Sem que tivesse sido planejado, a manifestação dos colorados, parodiando o comando das forças armadas norte-americanas, causou uma onda de choque e pavor nos gremistas, que levaram uma semana, pelo menos, para se recuperar.
Então, voltamos para o dia 15 de setembro.
Na véspera, quando souberam que o plano tinha sido detectado, muitos colorados desistiram da manifestação, tipo, largando o campo para o adversário.
Os gremistas se organizaram e até um bolo de aniversário para o seu time eles trouxeram. Assim, naquele dia 15, o mesmo departamento amanheceu muito mais azul do que o vermelho que havia sido planejado.
A Jú, fonte e início de tudo, não se deu por vencida. Apesar de não todos, muitos colorados haviam vindo uniformizados naquele dia. Ela providenciou tortas e refrigerantes para que os colorados pudessem comemorar um mês de conquista!
Enquanto a maré azul tomava conta da copa, a peça onde se servem as refeições, não a do mundo, os colorados invadiram a sala de reuniões da gerência para poderem celebrar.
E assim, azuis e vermelhos gritaram e cantaram, cada um em seu lado, embora tenham havido tentativas de infiltração de lado a lado, não dá para dizer que elas tenham sido assim um sucesso, as infiltrações. Foi uma tarde memorável que vai gerar muitos comentários ainda.
No final da tarde, o Zé, este apelido incomum, se dirigiu à Jú:
- Pois é, mas me parece que havia bem mais gremistas do que colorados no departamento da empresa.
- É natural. - Disse a Jú. - Eles foram reforçados por muitos estagiários, e prestadores de serviço, de faixas etárias mais jovens, que se criaram durante os anos de glória do Grêmio, nas décadas de 1980 e 1990, e a maioria aderiu ao time que ganhava mais na época.
O Zé concordou. Depois me disse que na cabeça dele, as proporções seriam de um terço de colorados e dois terços de gremistas.
O Zé, claro, é colorado. E como colorado ele contou a versão dos colorados. Que afinal, ainda estavam comemorando um título. Os gremistas comemoravam o aniversário do clube. Ou talvez a conquista da série B do Campeonato Brasileiro... Bom. Talvez o Campeonato Gaúcho que eles alcançaram sem vencer diretamente o Inter. Mas não deve ser isto, pois eles sempre diziam que o Campeonato Gaúcho não valia nada. Talvez por terem conquistado menos campeonatos gaúchos que o Inter, ou por terem menor número de vitórias em confrontos diretos.
Golpe de Estado na Tailândia
Em uma pequena nota no UOL, é dito que o tenente-general Prapart Sakuntanak informou que o golpe aconteceu porque "o governo do primeiro-ministro Thaksin Shinawatra havia dividido o país e a corrupção era excessiva".
É a desculpa usual nesses golpes.
A minha dúvida é se este tenente-general realmente acredita que a atual corrupção é excessiva, e que a nova ordem será menos corrupta que a anterior. E quanto a "dividir o país", normalmente numa democracia as diferenças podem se manifestar, mas num regime de força elas ficarão momentaneamente sufocadas, mas aflorarão de novo. É só esperar.
Taxistas de Porto Alegre Fazem Protesto
Nas imagens, parte da manifestação dos taxistas de Porto Alegre.
http://www.youtube.com/watch?v=swsjiavwvQ4
segunda-feira, setembro 18, 2006
Dia de Primavera em Porto Alegre
O relógio-termômetro da esquina da Caldas Júnior com a Sete de Setembro marcava 19º C às 15 h. Como aquele relógio-termômetro sempre marca temperaturas mais baixas do que a registrada pelos serviços de meteorologia, acredito que deveriam ser uns 21 ou 22º C.
O Canal do Tempo informa 18º C às 21 h 30 min.
Relembrando a Ação da Polícia Federal Contra o PCC em Porto Alegre
O filmete mostra uma caravana da Polícia Federal levando os suspeitos para serem interrogados. Estes suspeitos iam no caminhão branco que trafega entre as viaturas pretas nas imagens.
http://www.youtube.com/watch?v=ObHkkkLdnOk
Temperatura Cai 15º C em um Dia
Estava no noticiário de 16 de setembro de 2006.
Dia de Sol em Porto Alegre
Hoje foi um dia aprazível, ensolarado, ótimo, lindo!
E pensar que ontem começamos com chuvas e trovoadas, no final da tarde teve sol, e à noite um friozinho...
Agência Internacional de Energia Atômica
A AIEA informou que suas medições informavam que o Irã estava refinando urânio, mas não nos níveis enunciados no relatório do legislativo americano.
A AIEA nos últimos tempos vinha parecendo-se muito com uma agência do governo americano, pois parecia muito silenciosa. Enquanto uma delegação européia e o governo iraniano negociavam (negociam ainda) um acordo sobre o programa nuclear iraniano, o representante americano na ONU vinha requerendo punições ao Irã por não ter cessado o seu processo de enriquecimento de urânio. Raras vezes ouvimos notícias da AIEA para o governo americano ser menos veemente.
Afora o governo iraniano ter o direito de enriquecer urânio nos termos do tratado de não-proliferação nuclear, o governo americano é silencioso sobre as armas nucleares israelenses, tolera as armas já existentes no Paquistão (na fronteira do Irã, portanto) e está tomando medidas para cooperar em tecnologia nuclear com a Índia, que também possui bombas e recentemente testou um míssil com alcance de 3.000 km (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/07/msseis.html) .
A revista CartaCapital, nº 410, de 13 de setembro de 2006, comenta que a Coréia do Sul enriqueceu urânio em grande quantidade à 77% de pureza, muito, mas muito mais perto dos 98% necessários para a criação de uma arma nuclear do que os 3% de pureza anunciados pelo ministro brasileiro da ciência e tecnologia, Sérgio Rezende, em meados deste ano, quando anunciou que o Brasil dominava o ciclo nuclear completo. Alguém ouviu alguma palavra da AIEA, ou do governo dos Estados Unidos sobre o assunto?
O Rei Nu e as Cotas
Rei nu
OTÁVIO VELHO
Os argumentos contra as cotas raciais me lembram daquele conto. Como se a declaração de que o rei está nu é que o desnudasse
AS POSIÇÕES expressadas pelos opositores da instalação de um regime de cotas raciais na universidade pública brasileira me fizeram lembrar da história de Hans Christian Andersen em que um menino denuncia: "O rei está nu!". Essa declaração de certo modo revela um pacto em que todos, mesmo não querendo reconhecer, sabem da verdade, mas pelo qual ela, a verdade, não pode ser enunciada. E quem a enuncia é que é acusado de pretender instaurar a ordem denunciada, já que esta não é assumida. Como se a declaração de que o rei está nu é que o desnudasse.
No caso, o que está no lugar da declaração de nudez é a reivindicação de cotas raciais. Uma declaração performática, por assim dizer, não sendo por outro motivo que os defensores das cotas perguntam aos seus opositores que alternativa apresentam: nesse terreno, só ações concretas têm eficácia como declaração.
A resposta dos que propõem mais recursos universalmente distribuídos não satisfaz: sendo essa distribuição universalista justamente o que não temos, mantém-se com isso uma epistemologia intelectualista (declarações "stricto sensu" que se esgotam em si mesmas) e linear. Uma linearidade que, por sua vez, não corresponde à natureza da vida social, feita de paradoxos.
À acusação de que ações afirmativas são contraditórias com princípios universalistas, deve-se responder que é isso mesmo, e que não pode ser de outra maneira num mundo real, que não se reduz a fórmulas abstratas.
Deus escreve certo por linhas tortas, e não há maior contradição do que a proposta -supostamente reconhecida- de que se responda ao ódio com amor. Só paradoxos como esse são capazes de romper impasses aparentemente inamovíveis.
No caso, só políticas desiguais para os desiguais são capazes de nos encaminhar na direção da igualdade. E não deixa de ser curioso que essa prática já se dê entre nós em outros terrenos, sem que jamais tenha sido denunciada com o furor com que as cotas raciais são combatidas (furor que, por si, já é uma contradeclaração).
O que, por sua vez, sugere que a reivindicação das cotas toca num ponto nevrálgico da nossa consciência coletiva e que, ao invés de ser só "politicamente correta", denuncia, justamente, a correção política do suposto reconhecimento do outro que não se sustenta na hora em que somos interpelados diretamente, não "intelectualisticamente".
Assim, o argumento de que se deveria começar pelo ensino fundamental ou pelo ensino médio, além de ignorar a importância de estabelecer modelos, é mais uma demonstração de linearidade e de tentativa de deslocar (para mais longe) a discussão. Como se se tratasse de uma lógica excludente (num duplo sentido, não só social e político) que estivesse em jogo.
A suposta inexistência biológica das raças é outro argumento não só intelectualista mas também cientificista. Primeiro, porque essa inexistência não é tão clara, como parece revelar a prática clínica no caso da anemia falciforme, que afetaria preferencialmente mulheres negras. E também porque esse não é o único caso: mesmo no terreno da genética, podem ser indicados casos intrigantes que apontam, no mínimo, para a complexidade da questão. Complexidade cujo reconhecimento deveria incluir o próprio questionamento da tendência atual de dar aos critérios genéticos a última palavra, em detrimento de outros, igualmente científicos.
Mas, obviamente, tentar desviar o assunto das cotas para uma discussão científica sobre a existência de raças é também parte de uma estratégia e de uma disputa corporativas que não devemos compartilhar, reveladora de uma disposição em que supostas verdades, válidas em âmbito restrito, parecem se tornar mais importantes que o bem-estar dos seres humanos concretos (já houve até declarações no sentido de restringir recursos para o tratamento da anemia falciforme!).
Deveríamos convencer as pessoas que são objeto de discriminação a abdicar, em seu nome e no das próximas gerações, de qualquer reivindicação até que a sociedade se convença de que tudo isso é ilusório? Ou, em vez disso, deveríamos considerar ser um cientificismo ultrapassado supor que as sociedades humanas devam se reger pelas categorias da ciência em detrimento de outros regimes de enunciação, como o da política?
Além de poder ser esse cientificismo, aí sim, uma ilusão (não necessariamente benfazeja) que não é digna da própria ciência, sobretudo da chamada ciência social. Esperemos que o tempo maior que se levará até a votação da matéria no Congresso permita, pelo menos, que os efeitos da declaração de que o rei está nu reverberem mais amplamente na parte da sociedade que ainda se encanta com a sua vestimenta invisível.
OTÁVIO VELHO, antropólogo, é professor aposentado de antropologia do Museu Nacional.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1509200609.htm
"Jurídicas" - 2
O evento foi amplamente noticiado pelo jornal Folha de São Paulo, mas foi menos divulgado, senão silenciado ou ignorado em outros veículos. Foi o assunto da coluna de quarta-feira, dia 13, do jornalista Elio Gaspari, e mereceu palavras do colunista da mesma Folha de São Paulo, Jânio de Freitas, na quinta-feira seguinte.
Pelo que foi possível entender, os juízes foram convidados a esse encontro, isto é, este seminário, pela Febraban. Eles não foram diretamente remunerados pelas suas participações, mas tiveram despesas de deslocamento e hospedagem pagas pela Federação dos Bancos. Uma das palestras, ministrada pelo Sr. Pedro Moreira Salles, dono do Unibanco foi sobre a formação do "spread", a diferença entre a taxa oferecida de juros pelos bancos aos investidores na captação de dinheiro e a taxa cobrada aos tomadores de empréstimo, no Brasil, e de como este "spread" não era tão alto devido aos riscos de inadimplência e dificuldades jurídicas para cobrança de dívidas.
O evento em si não foi ilegal. Parece inclusive que houve um evento semelhante em 2005, com a presença do então ministro Nélson Jobim, que era membro do Supremo Tribunal Federal. Porém, possivelmente muitas pessoas acharão isso imoral, para dizer o mínimo, com a criação de laços de camaradagem que poderiam colocar em risco a imparcialidade de um juiz diante de um julgamento. Obviamente muitos juízes podem replicar que o comparecimento a um evento deste tipo, de maneira nenhuma afeta a independência de um juiz. Pode ser. Mas a opinião deste blogueiro é que seria melhor que os juízes não tivessem ido.
"Jurídicas" - de Nelson Motta
NELSON MOTTA
Coxas jurídicas
RIO DE JANEIRO - Há alguns anos, quando morava em Nova York, encontrei num restaurante da Madison Avenue uma advogada brasileira comandando uma grande mesa, cercada por senhores comendo, bebendo e falando alto. Pelos ternos, as gravatas e o volume da voz, eram, sem dúvida, brazucas.
Talvez fossem clientes dela e, pelas caras, certamente envolvidos em falcatruas e negociatas. Ou pior, talvez fossem parlamentares.
Parei para cumprimentá-la e ela me apresentou seus convidados. Eram juízes brasileiros que estavam em Nova York para um seminário sobre legislação americana. Americana? Yes.
Em pé, junto à mesa, vi que o magistrado ao lado da advogada, sotaque nordestino carregado, bigodão e exalando testosterona, deslizava uma mão boba sobre a coxa da causídica. A saia, que já era curta, ficou justa, mas a moça agüentou firme, o magistrado apertou. Constrangido, fui embora me sentindo meio envergonhado pelo testemunho.
No dia seguinte, ela me contou que era um bando de juízes brasileiros que estava em Nova York por conta de dois poderosos escritórios de advocacia americanos, com muitos clientes e interesses no Brasil. As poucas palestras seriam feitas por advogados brasileiros, em português, apenas como pretexto para uma boca-livre de uma semana em um cinco estrelas de Manhattan. Nada ilegal, apenas indecente.
A advogada, uma bela morena paulistana, formada e radicada em Nova York, fora escalada para palestrar e ciceronear a turma. E contou, às gargalhadas, que o maior trabalho foi convencer alguns meritíssimos que bolinação e beijo na boca não estavam no pacote.
Seria só patético e cômico, mas é trágico, porque são esses homens que nos julgam e decidem o que está certo ou errado.
Quem julga esses juízes?
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1509200605.htm
sexta-feira, setembro 15, 2006
Manhã de Chuva em Porto Alegre
Não está muito frio. O Canal do Tempo informa 16º C, com umidade relativa de 94%, às 12 h, isto é, ao meio-dia.
Assalto no Centro de Porto Alegre
Não sei se há relação com o evento, mas um helicóptero sobrevoou o centro da cidade. Os vídeos abaixo são um pequeno flagrante do sobrevôo do aparelho.
http://www.youtube.com/watch?v=T3y8-_yeREs
http://www.youtube.com/watch?v=5UeIh7EdXnM
A notícia original do Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1139254-EI5030,00.html
quinta-feira, setembro 14, 2006
Então é a Semana Farroupilha
Esta guerra deve ter marcado a formação da identidade do Rio Grande do Sul mais do que a Revolução Federalista, em 1893, em que, grosso modo, gaúchos dos pampas mataram gaúchos do norte, e vice-versa. Ou a Revolução de 1923, em que o pessoal achou que o Borges de Medeiros já estava no poder há muito tempo. Se bem que a paz de 1923 acabou gerando a união das facções gaúchas de então, e acabou resultando no lançamento de Getúlio Vargas como candidato a presidente da república, e daí veio o levante de 1930, e... bom aí a história é longa.
Bom, este reviver da tradição farroupilha também é fruto da vinda de filhos de estancieiros para estudar na capital, na década de 1940, como o mais ilustre deles, o Paixão Cortes, encarnação do gaúcho gravada em pedra (o nosso laçador, lá na entrada da cidade pela Farrapos).
Marcadores: coisas de gaúcho, gaúchos
Notícia Triste: Fechou a Filial do Cachorro Quente do Rosário no Rua da Praia Shopping
É uma pena. Era uma opção a mais para comer, por um preço razoável.
O proprietário não deve ter conseguido arcar com os custos fixos, e o pouco movimento que tinha o ponto.
Menos Um: Joachim Fest
A notícia foi divulgada pela Folha de São Paulo, a partir do jornal alemão Frankfurter Allgemeine.
Carteiros Mobilizados
.
Tragédias e Memória
- 22 de novembro de 1963? Não me lembro...O que houve neste dia?
- Foi o dia do assassinato do presidente John Kennedy...
- Ah! Kennedy! Eu pensava que ele tinha morrido em 1962...
- E tu te lembras o que fazias em 11 de setembro de 2001?
- Ah sim! Eu estava indo pegar um pedido de um cliente ali perto da Volta do Guerino. Quando cheguei lá, eu vi o pessoal comentando, mas pensei que fosse brincadeira do pessoal da empresa. Depois fui caminhando até o hospital Conceição, onde eu deveria pegar outro pedido. Mas antes de chegar no hospital, eu passei numa lancheria onde havia uma televisão, e a televisão mostrava sem parar as torres. Aí eu vi que a conversa do pessoal com quem eu estava antes não era brincadeira, nem mentira.
- Pois é. Já são cinco anos desde o ataque terrorista contra os Estados Unidos.
- E por que tu perguntaste sobre Kennedy?
- Eu tive um professor de nacionalidade inglesa, e um dia, numa aula, ele comentou que muita gente da geração dele, um pessoal que deve ter nascido pela década de 1930, lembrava onde estava e o que estava fazendo no dia e no momento em que foi noticiado o assassinato do presidente Kennedy.
- É. Mas eu não me lembrava. Não foi algo que tenha tido muito impacto para mim...
- E tu eras uma adolescente na época!...
- Pois é. Em compensação eu me lembro do dia 24 de agosto de 1954.
- O dia da morte do (presidente) Getúlio. E tu eras uma menininha então...
- Pois é, mas eu me lembro. Eu cheguei na janela de manhã, e o filho do vizinho da frente, que também era o dono da casa em que nós morávamos estava chorando.
- Ah sim. O Getúlio tinha se matado de madrugada.
- É. E o rádio estava constantemente noticiando sobre a morte do presidente. Era um radio antigo ainda, com válvulas e eletricidade. Ficava repetindo o Repórter Esso.
E assim foi o nosso papo naquela noite de 12 de setembro. Cinco anos após o ataque de 11 de setembro aos Estados Unidos, era um momento para relembrar. Ver como a nossa memória trata certos eventos que nos assombram.
terça-feira, setembro 12, 2006
O Tempo em Porto Alegre - 12/09/2006
Veja e a Luta de Classes
Se bem que a revista desta semana, capte uma maior intenção de voto em Lula, em camadas mais favorecidas da população, e isto amenize um pouco o questionamento, chama a atenção isto de "anacronismo da luta de classes no alvorecer do século XXI". Como ela pôde se referir a um anacronismo na mesma semana em que a Volkswagen demite mais de três mil funcionários através de carta, pois pretende usar mais tecnologia para produzir mais carros com menos funcionários, ou seja, mais produtividade por funcionário para aumento (ou manutenção vá lá) das margens de lucro da empresa? E por que será que a Ford resolveu abrir sua nova linha de montagem na Bahia, e não em São Paulo, onde estão as outras? É por quê a Ford quer ser boazinha para o povo baiano? Ou será que é por quê na Bahia ela pode pagar salários menores? Existem cada vez menos bancários porque os computadores são o futuro, e não porque os donos dos bancos querem mais lucro por funcionário? Anacronismo da luta de classes, vejam só!...
Os observadores do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br) vez por outra declaram que o Brasil é o único país do mundo onde os jornalistas chamam os patrões de colegas. O Sr. Roberto Marinho gostava de ser chamado de "jornalista", e o Sr. Assis Chateaubriand gostava de ser chamado de "repórter". Vai ver que é por isso que a Sra. Júlia Duailibi chama luta de classes de anacronismo.
Preocupação e Punição
Um pai entrou no quarto da sua filha e encontrou uma carta sobre a cama que dizia o seguinte:
"Queridos pais, Com muita pena vos digo que fugi com o meu noivo, encontrei o amor da minha vida. Estou absolutamente fascinada com os seus piercings, cicatrizes e tatuagens. Mas não é só, estou grávida de gémeos. Aprendi também que a Marijuana e a Cocaína não fazem mal a ninguém.
Só rezo para que a Ciência encontre a cura da Sida, o Joaquim merece. Não se preocupem com o dinheiro, o Joaquim conseguiu que eu entrasse em filmes com outros amigos, posso ganhar EUR 50,00 à hora, se for com mais de três homens são EUR 200,00, e se entrar o Pastor Alemão do Joaquim são EUR 300,00. Não te preocupes mãe. Já tenho 15 anos e sei cuidar de mim mesma.
Com muito carinho, a vossa querida filha.
PS : Pai, é uma brincadeira, estou a ver televisão na casa da vizinha, só queria mostra-te que há coisas piores na vida que as minhas notas"
Resposta de pai:
"Dei a carta a ler à tua mãe, teve um AVC e foi internada de urgência, está entre a vida e a morte. Por causa disso e a conselho dos advogados foste retirada do testamento.
Todas as coisas do teu quarto foram doadas e também mudámos a
fechadura da nossa casa. Não tentes fazer pagamentos por Multibanco,
porque a Conta foi cancelada. Demos também baixa do teu telemóvel.
Demos também a tua colecção de CDs ao anormal do 5º andar. Podes começar também a pensar em trabalhar, com a tua idade e com esse corpinho estou certo que trabalho não vai faltar, apesar da concorrência das brasileiras. Enfim, espero que sejas muito feliz na tua nova vida.
PS : Filha querida, claro que é tudo uma brincadeira, a tua mãe está aqui comigo a ver a novela. Só queríamos mostrar-te que há coisas bem piores que passares as próximas 3 semanas sem sair de casa, sem ir á Internet e sem ver televisão por causa das tuas notas e dessa tua brincadeira de m. ... "
...o nome original era o Revide, mas eu não gostei muito.
E SIDA como vocês sabem é a versão lusa para a nossa AIDS, ou seja, SIDA - Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida. No nosso bom português brasileiro, é AIDS - Acquired Imuno Deficiency Syndrome. :)
segunda-feira, setembro 11, 2006
Não Dá Para Esquecer que o Gaúcho é um Forte
Quem acompanha este blog deve ter visto que na segunda-feira passada, dia 4 de setembro, amanhecemos com temperaturas próximas de zero grau Celsius. Teve até aquelas imagens da, digamos, chuva congelada caindo.
Pois hoje à tarde, segunda-feira seguinte, dia 11 de setembro, a temperatura esteve próxima dos 30º C, segundo os nossos relógios-termômetros digitais espalhados pelas vias públicas.
Agora à noite, o Canal do Tempo informa 24º C, com umidade relativa de 83%. Ou seja, aguardemos que vem chuva por aí...
Marcadores: clima, coisas de gaúcho, gaúchos
11 de Setembro de 2006
Parece que foi ontem a manchete do Le Monde "Agora Somos Todos Americanos".
E no entanto, 5 anos já se passaram, e tanta coisa mudou!...
Nós, Os Gaúchos
http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/07/bahhh-vais-dizer-que.html,
http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/03/sobre-gachos.html .
Pois o blog do jornalista Marco Aurélio Weisheimer, o RS Urgente (http://rsurgente.zip.net/), comenta como jornais gaúchos lançariam manchete sobre o dia do fim do mundo: "Rio Grande Acaba Hoje!". Ele comenta isso fazendo um paralelo sobre como os jornais do centro do Brasil deram manchete da prisão dos membros do PCC em Porto Alegre, contrastando com o jornal Zero Hora.
Folha de São Paulo: "PF impede assalto a dois bancos e prende 39 no sul do país";
O Estado de São Paulo: "PF evita megarroubo do PCC a banco no Sul";
O Globo: "PF prende quadrilha de 38 e evita roubo a bancos".
Já a Zero Hora:
"Crime organizado sofre no RS seu maior golpe" !!! Como diz o jornalista, "O Rio Grande velho de guerra". :) O fato que o golpe sofrido pelo crime organizado foi desferido pela Polícia Federal, com muitos agentes de fora do estado é detalhe...
Marcadores: coisas de gaúcho, gaúchos
O PCC Deu Trabalho em Porto Alegre - 3
(...)E um buraco em especial tem concentrado a atenção da mídia de todo o País. É o buraco da Caldas Júnior, meu vizinho de trabalho. Olho pela janela e vejo seu trajeto. Os buracos comuns já atraem a curiosidade popular. Segue-se a velha história, um sujeito trabalhando e 10 olhando.
Pois o buraco da Caldas Júnior é bem diferente. Daria um filme intitulado 22 Homens e Um Segredo. Foram 22 os algemados que deixaram o prédio do buraco naquela fatídica sexta-feira. Após uma cinematográfica ação da Polícia Federal, de fazer sombra ao FBI, com homens vestindo roupas de assalto pretas, andando sobre telhados e portando armamento poderoso e sofisticado. Quem viu o início da ação, logo após as 7 horas, deve ter ouvido alguém gritando: "vá, vá, vá!" - versão em português do clássico go, go, go! dos filmes americanos.
Sem acordo prévio, todos que assistiam àquela cena começaram a contar em alta voz o número de presos levados ao caminhão-xilindró. Foi um imenso coro dos trabalhadores dos prédios vizinhos, contando de um a 22. Imenso também foi o aplauso que a PF recebeu ao sair do local carregando os presos. Atos espontâneos dos que finalmente viram o bem triunfar, coisa rara.
Se os bares defronte ao buraco perderam a freguesia que cavava o buraco, ganharam em dobro com o pessoal do répi aur. Os do Jacó e o do Beto (Mezenga) que o digam.
Como vizinho do buraco, vejo a movimentação nos arredores. Jornalistas, policiais, engenheiros, cientistas e curiosos civis, todos querem entrar no buraco. Poderiam abrir um parque temático ali, fazendo conjunto com as escavações arqueológicas da Praça da Alfândega. Seria o Hole Park Alfândega. Agora surgem os buracos para achar o buraco. Feito buraco negro, sugam tudo que aparece ao seu redor.
(...)
http://pauloheuser.blogspot.com/2006/09/o-buraco.html
O PCC Deu Trabalho em Porto Alegre
Na primeira hora da manhã, a Polícia Federal prendeu os criminosos e frustrou os planos.
Mas depois de presos os suspeitos, ainda houve trabalho para localizar o tal túnel, e depois fechá-lo, coisas que só se concluíram no dia 7 de setembro.
Abaixo um vídeo da atuação da Polícia no dia 2, e depois fotos, muitas fotos.
O Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uufzrcmkavA
.
O primeiro buraco: meio da rua Caldas Júnior e meio-fio. Foto tirada em 02 de setembro:
.
.
O segundo buraco: na calçada da avenida Siqueira Campos. Fotos de 4 e 5 de setembro.
.
.
.
.
O terceiro buraco: na Avenida Siqueira Campos, quase junto à calçada. Fotos de 6 de setembro.
.
.
.
.
Parque Alemanha Lotado
Pequenos filmes da tarde de 7 de setembro no parque:
1: http://www.youtube.com/watch?v=wrL3oJmostk
2: http://www.youtube.com/watch?v=Qr0XJZ5vkX8
3: http://www.youtube.com/watch?v=2bNBq4QHuNw
E Fotos:
.
.
sexta-feira, setembro 08, 2006
Blogar
Do blog do Lisandro Gaertner: http://opiumdei.blogspot.com/2006_07_01_opiumdei_archive.html
quinta-feira, setembro 07, 2006
O Frio Deu Um Tempo Hoje
Ainda Tá Frio, Mas Já Diminuiu!
Pela manhã, o rádio informava a temperatura de 10º C.
Por volta de 14 h 30 min, o relógio-termômetro da esquina da Caldas Júnior com a Sete de Setembro indicava 11º C.
O mesmo relógio-termômetro informava 9º C às 21 h 50 min.
Mas o relógio-termômetro da frente da prefeitura indicava 11º C.
E, para finalizar, agora, quase meia-noite, o Canal do Tempo informa 10º C.
quarta-feira, setembro 06, 2006
Você Notou? Estamos na Semana da Pátria - 2
Curiosamente, fui surpreendido por um táxi na rua Caldas Júnior, decorado de verde e amarelo, e com o som à toda tocando o Hino Nacional.
Abaixo, foto do tal táxi.
.
Você Notou? Estamos na Semana da Pátria
Umas três vezes na vida, eu mesmo fui chamado a hastear a bandeira. A primeira vez deve ter sido na segunda série do então primário. Eu me lembro de ter sido chamado a hastear a bandeira, e lá fiquei tremendo como vara verde, tendo hasteado a bandeira em três segundos, e ficado fingindo que continuava hasteando, enquanto o Hino não terminava. E como é longo o hino Nacional Brasileiro! Como já disse alguém, um dos poucos, senão o único hino nacional com duas partes, ambas bem longas.
Nas outras duas ou três vezes em que fui chamado a hastear a bandeira, não me lembro de ter tremido como da primeira, mas nunca acertei a coordenação entre a velocidade em que a bandeira deveria correr o mastro e o tamanho do hino. E sempre que fui chamado a hastear a bandeira era porque eu estava com o uniforme certinho: calça azul-marinho, camisa branca e a gravatinha azul-marinho, uniforme mais ou menos padrão na metade dos anos 1970.
Disfarça!...
Millôr Fernandes, na Veja desta semana.
Agência Nacional de Saúde Divulga Ranking
Segundo o saite a nota é obtida da seguinte maneira: "A avaliação de desempenho considera a atenção à saúde como o critério de maior peso (50%). O equilíbrio econômico-financeiro vem em segundo lugar (30%), seguido de estrutura e operação (10%) e satisfação do beneficiário (10%).".
Assim, o Centro Clínico Gaúcho, por exemplo, ficou na faixa entre 0,25 e 0,5; a Bradesco Saúde na faixa de 0,5 a 0,75. E algumas entidades / empresas não foram avaliadas, ou por não terem enviado as informações solicitadas pela ANS, ou por terem enviado dados inconsistentes.
Esta notícia saiu na Folha de São Paulo, de 06/09/2006, que foi ouvir o que os representantes das empresas tinham a dizer sobre o ranking. A Fenaseg - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização, e a Abramge - Associação Brasileira de Medicina de Grupo informaram que tinham ressalvas quanto a metodologia do ranking.
Em tese, tal ranking deve servir para que potenciais consumidores possam avaliar um plano de saúde antes de aderir.
ANS: http://www.ans.gov.br/portalv4/site/home/default.asp
Ranking da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/upload/noticias/Qualificacao_lista-2afase.pdf
A Coluna Toda Mídia da Folha de São Paulo Diz Que Foi Neve
.
SEM HISTÓRIA A foto correu ontem a rede, do "Correio do Povo" ao Blue Bus, MetSul etc.
Foi dada como "histórica" por ser "a primeira neve em flocos" em Porto Alegre desde 1984. Na Globo, não entrou nem no "JN"
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0609200629.htm
terça-feira, setembro 05, 2006
Frio em Porto Alegre
O Canal do Tempo informa 8º C. A meteorologia do Google informa 9º C.
O Que Aconteceu Ontem à Tarde em Porto Alegre?
segunda-feira, setembro 04, 2006
Curiosidades da Web: "Alugue um Sacerdote"
Obviamente tal organização está em conflito com a hierarquia da Igreja Católica.
Para saber mais:
W-News: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=5795
Rent a Priest (em inglês): http://www.rentapriest.com/web/?_p=1001
Flagrante do Granizo
http://www.youtube.com/watch?v=KpCSq04BVKU
Clima Maluco de Porto Alegre
No sábado tivemos a ventania do tal ciclone extratropical, com seus ventos de quase 100 km/h . Na madrugada de domingo, o Canal do tempo informava que a temperatura havia caído para 6º C.
E hoje amanhecemos com temperaturas abaixo de zero em muitos rincões do Rio Grande. Aqui em Porto Alegre, a manhã teve temperaturas de 5º C.
No início da tarde, soubemos que em Caxias do Sul começou a nevar. Pela primeira vez neste ano. E em setembro!
Aqui em Porto Alegre, primeiro caiu uma chuva forte, mas que durou pouco tempo. Em seguida caiu granizo, que alguns chamaram de chuva congelada. Foi uma breve mas real precipitação de granizo.
Para terminar, o Canal do Tempo informava 13º C às 17 h 30 min, e às 20 h informava 10º C. Os serviços de meteorologia informam que a madrugada de segunda para terça-feira será mais fria do que foi a de domingo para segunda-feira!
Mais Uma das Piadinhas Que Perderam Validade
Revolver, 40 Anos
.
Então, assim é a Internet. Esta notícia me veio pela newsletter do Digestivo Cultural, um saite, que como o nome diz, é especializado em cultura. A newsletter aponta para um blog especializado em música (embora haja poesia lá também), o blog este se chama “Aluado”. Por sua vez, o Aluado aponta para um “e-book”, também na rede chamado “Abracadabra”.
sábado, setembro 02, 2006
Objeto do Desejo: Harley Davidson
Uma foto abaixo. Outras fotos minhas no Flickr.
.
Vento em Porto Alegre
.
http://www.youtube.com/watch?v=59gYG6EShmI
Dia Nublado e Com Forte Ventania em Porto Alegre
Uma massa de ar polar se encaminha para o estado, o que deve fazer a temperatura cair muito. Ou seja, vem por aí outro frio de renguear cusco.
O rádio informou também que a temperatura em Buenos Aires já estava em 0º C.
Agora à tarde, o Canal do Tempo informa 15º C.
Centro de Porto Alegre Movimentado
Por volta de uma hora da tarde, dois automóveis se chocaram na esquina da rua General Bento Martins com a Rua da Praia, sendo que um deles, desgovernado, invadiu a calçada onde um bar possui mesas na calçada. Foi uma felicidade que uma tragédia não tenha acontecido.
Às 17 h 30 min, uma quadrilha de cerca de oito homens, atacou a agência Central do Banrisul, entrando pela passagem dos funcionários, na rua Caldas Júnior. Este horário é o horário de saída de muitos funcionários. O Correio do Povo registra versões desencontradas sobre o assalto. Segundo a segurança do banco e policiais militares, o assalto teria sido frustrado, e os ladrões teriam fugido sem nada. Já um delegado diz que certamente algo foi roubado.
Assim, foram dois dias agitados no Centro de Porto Alegre.
sexta-feira, setembro 01, 2006
Choveu em Porto Alegre
Agora à noite, por volta de 21 h, começou a chover, e em alguns momentos até choveu forte.
Ironia. Ontem eu carregava um guarda-chuva e não choveu. Hoje dispensei o acessório, e tomei água. Ainda bem que não foi muita.
O Canal do Tempo informa 16º C. A meteorologia do Google, 16º C.
Manhã Movimentada no Centro de Porto Alegre
O plano dos bandidos consistia em cavar um túnel a partir do porão de um prédio quase na esquina da rua Caldas Júnior com a avenida Mauá. Por meio deste túnel seria possível alcançar tantos os subterrâneos do Banrisul quanto da Caixa Econômica.
Bela ação da Polícia Federal, com apoio da polícia estadual.